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Las Tijeras Mágicas: como obter 19% de aumento de receita com a tecnologia Retail Rocket

Las Tijeras Mágicas: como obter 19% de aumento de receita com a tecnologia Retail Rocket

LAS TIJERAS MÁGICAS é uma loja online de fios, tecidos e artesanato. A loja online tem uma grande variedade de produtos de marcas de topo. 

A empresa, um dos retalhistas online mais importantes do seu sector em Espanha, alcançou excelentes resultados devido a uma estratégia online bastante eficaz. No entanto, uma concorrência crescente levou a marca a contactar a Retail Rocket para ir um passo mais além e personalizar a loja online. O principal objectivo é fidelizar os clientes e alcançar um crescimento contínuo.

 

Os objectivos de Las Tijeras Mágicas

Manter um cliente existente é mais rentável e muito mais fácil do que adquirir um novo. Esta é a razão pela qual o retalhista, objecto deste estudo de caso, chegou à nossa equipa com objectivos muito claros: gerar negócios recorrentes dos clientes actuais e continuar a aumentar as suas vendas online.

Para fidelizar os clientes, é essencial manter os compradores satisfeitos. No entanto, o sucesso de uma loja virtual não será determinado apenas pela satisfação dos seus clientes, mas também dependerá em grande medida do tipo de relação com eles.

E porque não há dois clientes iguais, nem os seus interesses, criar uma experiência única é fundamental para oferecer o que cada usuário procura. Além disso, é nesta fase de personalização em tempo real que a tecnologia e a estratégia da Retail Rocket entram em jogo para atingir os objectivos propostos. 

Estudo de caso sobre o impacto dos blocos de recomendações personalizadas na Web e nos e-mails baseados em opções de pesquisa.

A tecnologia Retail Rocket, baseada em algoritmos de auto-aprendizagem, analisa o comportamento do usuário em tempo real. Esta tecnologia personaliza o conteúdo para que cada cliente veja o que procura, oferecendo uma experiência de compra verdadeiramente personalizada.

Com este objectivo em mente, os blocos de conteúdos recomendados foram introduzidos nas seguintes páginas:

  • Página inicial
  • Página da categoria
  • Página do produto
  • Página do carrinho
  • Barra de intenção de saída

E estes são os resultados dos blocos de recomendações implementados e o seu impacto em cada secção.

Personalização da página inicial

É na página principal que se inicia a viagem do usuário, onde, num relance, o visitante decide se deseja partir ou prosseguir. E como a primeira impressão conta, é também nesta fase que começa o trabalho da Retail Rocket, construindo o funil de vendas. 

De acordo com o modelo dos “cinco níveis” de Philip Kotler, num processo de compra típico, é nesta página que os usuários iniciam a pesquisa de informações que consideram relevantes para satisfazer as suas necessidades.

Quando os visitantes entram pela primeira vez, é-lhes mostrado um bloco de recomendações com informações dos “Mais Vendidos na Web”, baseado no histórico de pesquisa produtos que outros usuários tenham efectuado. Uma vez recolhida a informação sobre o comportamento do usuário, as recomendações pessoais relacionadas com os seus interesses são automaticamente exibidas em tempo real.

 

 

Recomendação na página “Categoria”

Nesta página, são apresentados os produtos mais populares da categoria, bem como os mais susceptíveis de serem adquiridos pelo visitante. Estes produtos são automaticamente actualizados em tempo real, com base no comportamento do utilizador. O objectivo é mais uma vez evitar que os visitantes saiam do site e fazê-los passar para a próxima fase de “revisão do produto”.  

 

Recomendações na página do produto

O facto de nesta fase se dispor de informação mais detalhada sobre o comportamento dos clientes permite incluir recomendações com um nível de personalização mais elevado com base em produtos que já tenham sido vistos anteriormente.

A este nível, o objectivo é que os clientes encontrem finalmente aquilo que realmente necessitam. Esta é a razão pela qual são mostrados produtos semelhantes ao que o utilizador está a visualizar. Desta forma, a avaliação de diferentes alternativas levará o utilizador a tomar uma decisão de compra.

 

 

 

 

Recomendações na página “Carrinho”

Quando o utilizador atinge esta fase, o principal objectivo é aumentar o número de produtos por transacção. É por este motivo que existem recomendações relacionadas, exibidas na página de “checkout”. 

 

 

Formulário inteligente na barra de “intenção de saída”

Quando um utilizador não registado tiver visualizado pelo menos um produto e tentar sair da loja online, será apresentado um formulário inteligente no cabeçalho. Esta barra de “intenção de saída”, mostrará os produtos visualizados, assim como um botão CTA (CTA – chamada de atenção a uma ação). Este apelo à acção é utilizado para obter o endereço de e-mail do utilizador de forma a continuar a enviar recomendações pessoais através de campanhas de e-mail marketing com o propósito de recuperar visitantes.

 

E-mails automatizados baseados em opções de pesquisa

Além dos blocos de recomendação na web acima referidos, a equipa Retail Rocket realizou acções de e-mail marketing personalizadas a fim de aumentar a taxa de conversão da loja online.

Aqui abaixo pode ver um modelo de e-mail enviado a um utilizador que abandonou um carrinho de compras:

 

 

Resultados

Impacto das recomendações por bloco

De acordo com os resultados alcançados, o efeito dos blocos de recomendações aumenta imediatamente antes da decisão final da compra. É nesta fase que o usuário está mais receptivo para avaliar as diferentes alternativas, especialmente entre as escolhas mais populares de uma mesma categoria.

Efeitos das recomendações em números

 

Eficácia das recomendações em e-mails personalizados

 

 

Conclusões

  • A implementação do Retail Rocket aumentou a receita da loja online em 19%.
  • O uso de recomendações pessoais aumenta a conversão na web em 70,50%.
  • A quantidade média de produtos por encomenda/pedido também aumenta em 20%.
  • O valor médio do pedido, ao utilizar recomendações pessoais, é 4,7% superior na web e 3,5% superior nas campanhas de e-mail marketing.

Testemunhos de Las Tijeras Mágicas

Graças à Retail Rocket, conseguimos um aumento significativo de pedidos/encomendas. Além disso, com a implementação de blocos de recomendações de produtos personalizados na web e em e-mails baseados em opções de pesquisa, podemos agora oferecer uma experiência personalizada muito melhor aos nossos clientes na nossa loja online.

Saul, e-commerce manager 

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